domingo, 23 de agosto de 2015

Mediocridade e inveja: a decadência do ser humano

As pessoas são medíocres por intenção própria. Descartam a boa conduta de outros e atribuem os próprios erros a estes, porque não assumem suas premeditadas limitações, tampouco, pois, assumirão que outros conseguiram ultrapassar aquilo que não empenharam força de vontade suficiente para alcançar.

Desse modo, a própria inépcia é desconsiderada como sua e universalizada; o que era específico de seu caráter passa a ser comum na sociedade. O grande problema é que toda generalização imprópria é prova de incapacidade racional e onde não há razão não há verdade ― lembrando que na Fé há razão, ao contrário do que, equivocadamente, se pensa por aí.  

Portanto, aqueles que lutam e preservam por uma boa conduta são apontados como falsos e hipócritas, quando, na realidade, os verdadeiros hipócritas são aqueles cujo orgulho inviabiliza a evolução do caráter.





2 comentários:

  1. Concordo em gênero , número e grau com o que foi exposto em seu texto !
    Como você mesmo disse , as pessoas costumam culpar as outras pessoas pelos seus próprios fracassos , ao invés de tentar assumir as rédeas de sua vida e buscar caminhos para melhorar .

    ResponderExcluir
  2. Esse é um grande problema na sociedade. Prefere-se a desconfiança no triunfo da conduta do outro a aceitar a própria imobilidade de reparar a "auto"-ineficiência de postura.
    Poucos são, hoje, aqueles que se interessam por causas assim. Agradeço, portanto, seu admirável interesse nos meus textos.

    ResponderExcluir

Olá! Agradeço sua bravura em ter chegado até aqui com a intenção de expor seu pensamento. Não hesite; vá em frente!