quarta-feira, 4 de março de 2020

Conclusões bíblicas

Sofro, logo existo. Da dor nascemos, na dor vivemos e na dor morremos. Deus quis assim.

É muito injusto os teólogos atribuírem a nós a culpa pela dor e pelos males terrenos — mesmo quando dividem a autoria com Satanás. Biblicamente e teologicamente, o sofrimento é consequência da desobediência humana, uma vez que nos deixamos seduzir pelo mal, na pele de nossos primeiros ancestrais, Adão e Eva. E ainda há dogmas dos quais não podemos negar:

1. Deus permite o mal.
2. Deus permitiu a existência de Satanás bem como de suas ações.
3. Deus é onipotente e suprainteligente. Deus não é mongoloide.
4. Deus e Satanás fazem das nossas almas um cassino de apostas.
5. A dor é um mecanismo cerebral inato.

Não precisa ser formado em Neurociência para notar que já nascemos propensos a sentir dor e sofrer. Um bebê é responsável por nascer chorando? Como podemos ser culpados por algo que já nasce conosco, que é intrínseco à nossa constituição biológica? — a qual, inclusive, foi projetada por Deus. Se seu filho nasceu com diabete, ele tem culpa por isso? Faz sentido herdarmos as consequências do “pecado original”, do delito de um ancestral? Seu tataravô matou alguém, é você que vai preso?

Deus é tão arrogante que, sob a premissa do livre-arbítrio, culpou-nos pelo fracasso de seu projeto e, não satisfeito, ainda colocou o sofrimento como passaporte para uma salvação tediosa — que, conforme interpretações bíblicas, consiste em passar a eternidade louvando a glória de Deus, almas livres acorrentadas a orar eternamente.

Além da onipotência e onisciência, a tradição medieval também defende, como atributos de Deus, a onipresença, da qual se deduz a equidistância de Deus em relação ao tempo, isto é, Deus observa com clareza o passado, presente e futuro simultaneamente. Tendo tamanhos atributos e diante do sofrimento e da atual podridão humana, prefiro inferir que Deus é oninegligente a concluir que Ele não teve visão de longo prazo na concepção do universo ou que simplesmente sente prazer em disputar nossas almas com Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Agradeço sua bravura em ter chegado até aqui com a intenção de expor seu pensamento. Não hesite; vá em frente!