sábado, 21 de dezembro de 2013

Deus, Partilha e Amor

Pediram-me para escrever sobre Deus. A dificuldade não foi escrever, mas como apresentá-Lo, principalmente, porque a última das minhas intenções é desrespeitar a fé de algum de vocês. Pelo contrário, procuro reforçá-la, colocar uma parte da minha fé nas suas, uma semente afim de que esta germine em vossos corações.

Antes de falar de Deus, acho que devemos olhar para nós mesmos. Algo que acho muito sábio da parte de Deus é ter nos criado de forma diferente. Cada um aqui pensa diferente, olha diferente, tem opiniões diferentes, atitudes, desejos, personalidades, vidas diferentes. Se todo mundo fosse igual a mim, por exemplo, como seria chato viver aqui. Graças a Deus, ninguém é igual. É assim que a partilha se faz presente no mundo. Deus nos criou um por um, de modo distinto, porém, seu maior sonho é que partilhemos nossas vidas com os nossos semelhantes.

Numa ceia de Natal, por exemplo, cada um trás uma comida diferente para partilhar com sua família, não é verdade? Um trás o peru, outro trás o bacalhau, ainda outro trás um arroz “chique”... E no fim da celebração, todos estarão alimentados com as diferentes comidas. Assim também é na nossa vida. Como eu já havia comentado, cada um tem seus sentimentos, pensamentos, fraquezas, medos, esperanças, ensinamentos... E se compartilharmos tudo isso, que o próprio Deus colocou em nós, adquiriremos mais ainda, através do conselho do pai, da mãe, do ensinamento do irmão, da preocupação do professor, da atitude do colega... Então, no fim da celebração, todos estaremos alimentados.

Eu disse que ia falar de Deus depois de nós, mas acabou que falei dos dois ao mesmo tempo, pois Deus é amor e uma forma de se amar é partilhar a própria vida com o irmão. A nós, formandos, que estamos no início da vida e temos muito a aprender, e a vocês, pais, professores, que já são doutores na vida, deixo esta minha semente como ensinamento aos vossos corações e espero que, sendo acolhida, ela germine e dê muitos frutos.
(Carta de Formatura do 9° ano, Matheus de Oliveira Fernandez,
Colégio Santa Mônica - Taquara, Rio de Janeiro, 21/12/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Agradeço sua bravura em ter chegado até aqui com a intenção de expor seu pensamento. Não hesite; vá em frente!