terça-feira, 13 de setembro de 2016

Seja adequado

O que é ser bom aluno? O que é ser bom cidadão? O que é ser bom filho? O que é ser bom ser humano? Ser bom é ser adequado.

Você não é bom por ter a prudência de pensar em cada etapa de seu raciocínio para tornar válida sua tese ou reconhecer a essência de seu cálculo. Você não é bom por questionar o absurdo e prezar pelo correto. Você não é bom por respeitar a todos na mesma medida. Você não é bom por ser honesto, nem por manter-se íntegro, muito menos por acreditar na justiça, tampouco por confiar no ser humano.

Você só é bom se basear sua capacidade de reflexão sob a pressão do impulso. Você só é bom formulando teses fugazes, realizando cálculos velozes, propagando verdades instantâneas, cômodas e inconsistentes. Você é bom conforme a medida de sua velocidade, no quão útil e produtivo é para a sociedade. Você só é bom respeitando as autoridades, respeitando os mais velhos, os mais fortes, respeitando “quem tem mais moral”. Você é bom sendo malandro, oportuno, sendo o “fodão”. Você só é bom se corresponder com a exigência alheia, se for o que deve ser, o que querem que seja.

Sua individualidade? Seus sentimentos? Seus pensamentos? Quem se importa? Serão úteis? Não? Jamais desperdice tempo com eles, então. Aliás, você não tem tempo. Seu escasso tempo deve ser convertido em produtividade constante. Quem é você? Você não é você. Você é sua função, você é seu cargo, você é seu teste vocacional. Você apenas é formado de resultados. Você é aquilo que produz, aquilo que agrada. Você deve se adequar para se afirmar. Jamais seja você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Agradeço sua bravura em ter chegado até aqui com a intenção de expor seu pensamento. Não hesite; vá em frente!